Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Email

Blog por mail

Psicopatas ou simplesmente manipuladores?!

21.01.12

Sempre me interessei pela mente estranha dos psicopatas, sempre li o que pude a respeito, gosto de filme de assassinos seriais, porque geralmente mostra um pouco de como alguns psicopatas se comportam.
Acompanho na TV de assinatura, uma série sobre um psicopata bem interessante, que é Dexter. E o Brasil acompanhou e eu também... rs... a psicopata Yvone da novela Caminho das Índias.
As características básicas de um psicopata, dentre outras, são:
- Charme superficial - Sentimentos insuflados de importância pessoal - Busca por estimulação/sensibilidade à monotonia - Mentira patológica - Manipulação e chantagem - Ausência de remorso ou culpa - Emoções superficiais - Ausência de empatia com os outros - Estilo de vida parasita - Controles comportamentais precários - Promiscuidade sexual - Amoralidade - Problemas graves de comportamento na infância - Ausência de objetivos de longo prazo - Impulsividade - Irresponsabilidade - Incapacidade de se responsabilizar por suas ações - Casamentos/relacionamentos de curta duração - Delinqüência juvenil - Violação de condicional - Versatilidade criminal
Quantas pessoas do seu convívio tem algumas dessas características?
Na minha vida passaram algumas com várias dessas características, mas pelo que percebo, o que caracteriza de verdade um psicopata é a ausência total de remorso ou culpa, a manipulação e a incapacidade de se enxergar em um outro ser humano. Ou seja, por ser incapaz de sentir, oco de sentimentos básicos, como: amor, carinho, amizade. Seus códigos são muito próprios e tudo que faz é sempre para manipular as pessoas com a finalidade de chegar em seus objetivos, podendo usar de violência ou não. Quantos manipuladores, com pouco sentimento de culpa e extremamente egoístas podem ser confundidos com um psicopata?
Um monte, gente!! O que não falta no mundo é gente egocêntrica e manipuladora que tem "síndrome do sol", ou seja, acha que tudo gira em torno delas. Suas necessidades estão em primeiro lugar, seus desejos são os mais urgentes, seus problemas precisam sempre ser entendidos, no entanto, não se dão ao trabalho de olhar pro outro ser humano, de sentir que ele tem questões a serem resolvidas e metas a serem atingidas.
São pessoas que sentem sim!! Sentem e são piores do que os psicopatas!! Porque tem a capacidade de entender o outro ser humano, mas não o fazem por pura maldade e egoísmo. Acham sempre que suas manipulações são as melhores, que todos são idiotas, que suas mentiras são engolidas, substimando sempre e sempre a inteligência do outro.
Eu tenho uma boa capacidade pra identificar manipulações, não que seja imune a elas, mas normalmente eu neutralizo boa parte. Só é difícil quando você se envolve sentimentalmente com um manipulador, mas mesmo assim é possível neutralizar esse tipo de gente, que sempre acaba se dando mal, mesmo que, volta e meia, pareçam estar por cima.
Como os manipuladores não criam vínculos verdadeiros com nínguem, são nômades sentimentais eternos, sempre mudando de círculo de amizade, de lugares, de relacionamentos amorosos. Eles não criam laços profundos com ninguém, apenas usam as pessoas enquanto precisam, enquanto lhe são úteis. Constroem para destruir mais à frente. E por mais que pareçam que estão evoluindo, estão sempre estagnados no seu egocentrismo.
Não sei se tenho mais pena ou mais raiva de gente assim, de qualquer maneira quero distância delas tanto quanto dos psicopatas...

http://confissoes-femininas.blogspot.pt/2009/09/psicopatas-ou-simplesmente.html?m=1

Autoria e outros dados (tags, etc)

Hits

drupal stats

googlr